Direito Constitucional para Concursos: Dicas de estudo

Data da notícia: 24 de agosto de 2009

Preparada por

O Direito Constitucional pode ser considerado a espinha dorsal do estudo de direitos para concurso. É muito importante, portanto, uma base sólida nesta matéria para que se compreenda e integre os demais ramos do direito.

Vamos, por esse motivo, dar dicas básicas para que os candidatos entendam como se dá a cobrança desta disciplina e assim, saibam como se portar durante o Estudo.

Fonte: Vítor Cruz Galvão (Vampiro) do site vitor-cruz.blogspot.com

1º Passo – Literalidade da Constituição Federal – O Alicerce do Estudo!

Não adianta o candidato querer entender a doutrina, jurisprudência, ler informativos do STF e STJ, se ele não sabe o que se passa na norma. A leitura da Constituição é uma prática que deve ser incentivada. Costumo dizer aos meus alunos: todo dia antes de dormir, leiam o art. 5º e algum outro trecho da CF. Esqueça o seu nome, seu endereço e seu telefone, mas nunca esqueça o que está escrito literalmente na Constituição. Essa é a base para diferenciar o alto rendimento em provas de Constitucional.O literalidade dos artigos da Constituição será responsável por 60 a 70 % das questões de quase todas as provas.
Não tenho tempo, o que fazer ??

1- Focar nos artigos importantes: http://vitor-cruz.blogspot.com/2009/01/orientacao-sobre-o-estudo-da-cf.html

2- Estudar o resumo da Constituição Federal de minha autoria, combinado com a norma seca: http://vitor-cruz.blogspot.com/2009/06/gratis-e-book-resumao-da-constituicao.html

Observação Crucial: As alterações recentes de normas ou do texto constitucional são cartas certas em um concurso.

2 – LITERALIDADE DE SÚMULAS (STF e STJ)

Responsável por 10 a 20 % das questões de prova, as Súmulas são cada vez mais importantes no Estudo, principalmente as recentes, é o tipo de jurisprudência que não se pode errar.

Não tenho tempo, não sei o que é nem onde encontrar: O que fazer ?? –> Ler as súmulas relevantes: http://vitor-cruz.blogspot.com/2009/08/sumulas-relevantes-para-provas-de.html

3- Doutrina do direito Constitucional

Responsável por 10 a 20 % das questões de prova. Deve-se ater ao nível do concurso que se irá prestar, e também à banca organizadora. Para Auditor-Fiscal da Receita Federal, por exemplo, é imprescindível que se conheça posições sobre “sentidos da Constituição”, “poder Constituinte”, “Doutrina dos direitos fundamentais”;

Não tenho tempo, não sei o que é nem onde encontrar: O que fazer ?? –> Fazer muitas questões de concursos anteriores e ler o “Estudo Dirigido” do meu blog: http://vitor-cruz.blogspot.com/search/label/dirigido

4- Informativos de jurisprudência e julgados isolados

Responsável por 0 a 10 % das questões de prova. O que fazer?? É a parte mais difícil do Estudo, exige que o candidato se preocupe em estar atualizado às notícias e novos julgados do STF e STJ. Recomendo sempre observar sites como da Ed. Ferreira, meu blog, e se cadastrar no sistema “push” do STF e STJ.

Qual o melhor método de Estudo??

Cada um tem o seu método, mas ao longo dos anos, pude verificar que as pessoas que obtiveram maior percentual de acerto em menor tempo usavam o seguinte método:

Questões + Questões + Questões + …. (principalmente as comentadas) Muito estudo da lei seca e preocupação em sempre acompanhar notícias pela internet!

Então é isso. Bons estudos !!

Veja mais artigos relacionados em: ex.: portugues-concurso.blogspot.com

Dica de Português: HAJA VISTA é invariável e nunca se flexiona. Ex.: "... haja visto o problema acontecido". HAJA VISTO existe raramente no sentido de "tenha visto" (visto=ver). Ex.: "Caso ele haja visto um carro amarelo..."

Comentários

  1. mithielle disse:

    Ola! Achei bem interessante as dicas, como se preparar p concurso, gostaria de saber mais dias para poder fazer concurso público para delegado de policia. obrigada.

Escreva seu comentário:


ATENÇÃO: Nós não somos organizadores de concursos ou editais, apenas divulgamos notícias.