Inscrição para o Enem via web 2009 – 2010 – 2011…

Data da notícia: 18 de junho de 2009

Preparada por José

As inscrições para o Enem Exame Nacional do Ensino Médio estão abertas pela web a partir desta segunda-feira (15 de junho de 2009) até às 23h59 de 17 de julho.

Para participar, o candidato deve preencher um cadastro no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) -www.inep.gov.br, responsável por aplicar a prova. Uma confirmação será enviada ao e-mail do estudante.

Quem estuda em escola pública não precisa pagar nada para fazer a prova. Já os alunos da rede privada devem imprimir um boleto e pagar R$ 35.

De acordo com o INEP, todos os alunos inscritos receberão um manual com orientações para a prova pelo correio, como data, hora e local da realização da prova.

Além de ajudar a compor a nota de quem tenta uma vaga em universidade pública ou busca uma bolsa do Prouni, o Enem vale como certificado de conclusão do ensino médio.

Fonte: Info Abril

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada pelo Ministério da Educação do Brasil que é utilizada como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades brasileiras e como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país.

A prova, que é realizada anualmente no mês de outubro, também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e, a partir de 2009, serve como certificação de conclusão do ensino médio.

História do Enem

Criado em 1998 durante a gestão do ministro da educação Paulo Renato Souza, no governo Fernando Henrique Cardoso, o Enem teve por princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país para auxiliar o ministério na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental, promovendo alterações nos mesmos conforme indicasse o cruzamento de dados e pesquisas nos resultados do Enem. Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de ensino implantado no Brasil.

O primeiro modelo de prova do Enem, utilizado entre 1998 e 2009, tinha 63 questões aplicadas em um dia de prova.

E você? O que achou deste concurso, datas, matérias e organizadora? Comente abaixo e dê sua nota!

Dica de Estudo: Sempre, sempre pratique com provas de concursos anteriores. Se possível da organizadora de seu concurso alvo. Questões similares ocorrem com bastante frequência. Estudar somente teoria sem praticar é receita de fracasso.

Pesquise Apostilas

Comentários

  1. nao e comentario , so huma pergunta porque
    4+1?

  2. elaine karine de andrade disse:

    ESPERO CONSEGUIR MINHA INSCRIÇAO GRATUITO.BLZ/

  3. fernanda silva disse:

    …que dificíl, eu não estou com o boleto bancario do Banco do Brasil para o pagamento da taxa, e com isso tirar a 2ªvia, fica inviavél,pois eles reconhecem o CPF, E AÍ…COMO
    FICA? NÃO FAÇO A INSCRIÇÃO? É muito complicado esse país.

  4. thammy correa disse:

    nao to conseguindo imprimir mimha segunda via da incrição do enem.pois to sabendo q foi prorrogada as incrições.queria q me ajudassem pois quero muito fazer o ENEM.me informe como faço pra puxar por favor….ou envie para o meu e mail para eu tar imprimindoestou aguardando

  5. gostaria de saber como faço para conseguir a segunda via do beloto de pagamento do ENEM é com urgência

  6. Larissa disse:

    Não chegou nenhuma correspondência referente minha inscrição ja efetuada.Gostaria de saber o motivo, se possivel é claro!

  7. nazare disse:

    FIZ A MINHA INSCRIÇAO do enem 2011, e declarei mediante de carência, por que sempre estudei em escola pública.mais QUANDO EU fui acompanhar a minha inscrição eu gostaria de saber porquê estar como pendencia de não pagamento do boleto bancario?

Escreva seu comentário:


ATENÇÃO: Nós não somos organizadores de concursos ou editais, apenas divulgamos notícias.