Dicas de Redação para concursos e vestibulares

Data da notícia: 22 de outubro de 2008

Preparada por José

Para redigir com acerto e qualidade, é preciso muita leitura e constante treino. É útil fazer curso específico, quer para reforçar os conhecimentos adquiridos na escola regular, quer para suprir deficiências desse aprendizado. Aqui vão algumas recomendações e comentários, que poderão ajudar na tarefa.

Fonte: Professor Paulo Hernandes

Dicas:

1. Observe com atenção o tema proposto, que deve ser religiosamente seguido. De modo geral, nos concursos, a fuga ao tema é pecado capital, pago com a retirada da redação do certame sem sequer ser totalmente corrigida. Há redações ótimas reprovadas porque o autor escreveu sobre tudo, menos acerca do que foi pedido.
2. Mesmo que você respeite o tema, evite fazer circunlóquios e circunvoluções em torno dele. Isso, na área de correção de provas, tem nome: “encheção de lingüiça”, pecado também penalizado. Em outras palavras, seja objetivo sem jamais perder o tema de vista.
3. Se você não tem noção clara do que vai escrever, anote em rascunho, na forma de tópicos, as idéias a medida que forem surgindo, o chamado brain storm (tempestade cerebral). Esses itens poderão constituir os tópicos frasais da redação, que serão desenvolvidos, um a um, para constituir o texto. Veja, a propósito, a Dica n.º 99.
4. Depois, releia os tópicos e examine a conveniência de manter todos. É hora de ordená-los para concatenar as idéias. Dito de outro modo: trata-se de encadear os conteúdos de forma lógica. Se, ao final da redação, você escrever “Portanto, etc, etc, etc.”, o que vier a seguir tem de ter tudo a ver com o que foi dito antes. É o princípio da coerência.
5. Nas provas e concursos, costuma-se determinar o número total ou mínimo de linhas a serem escritas. É conveniente respeitar esses parâmetros. Não recorra ao estratagema infantil – ao mesmo tempo inútil – de aumentar o tamanho da letra para conseguir volume de texto. O prof. Paulo Hernandes é do ramo e sabe que esse expediente geralmente não funciona.
6. Se a redação for do tipo dissertativo e a prova permitir consulta ou você lembrar-se, reforce seus argumentos com as idéias de algum autor, inclusive mediante citação textual. Neste caso, o trecho citado deve estar entre aspas e o nome do autor, consignado. Se você puder mencionar a obra de onde a citação foi extraída, melhor ainda.
7. Para dar qualidade ao texto, procure relê-lo, oportunidade em que poderá eliminar os equívocos, as repetições vocabulares e demais defeitos. Evite os vícios e dê atenção especial às qualidades da boa linguagem. Veja a este respeito a Dica n.º 98.

Vamos praticar? Bom trabalho!

Agora, verifique se você assimilou o conteúdo apresentado clicando aqui.

Dica de Português: "Anexo" é um adjetivo e não um substantivo. Frases como "o relatório está no anexo" está errada, enquanto frases como "a foto está anexa" ou "a foto está em anexo" estão certas.

Pesquise Apostilas

Comentários

  1. Magno César Silva Pereira disse:

    Olá eu quero dicas sobre o Possivel Tema da redaçao da PRF 2009.
    obrigado.

Escreva seu comentário:


ATENÇÃO: Nós não somos organizadores de concursos ou editais, apenas divulgamos notícias.