Dicas de Redação para concursos e vestibulares

Data da notícia: 22 de outubro de 2008

Preparada por José

Para redigir com acerto e qualidade, é preciso muita leitura e constante treino. É útil fazer curso específico, quer para reforçar os conhecimentos adquiridos na escola regular, quer para suprir deficiências desse aprendizado. Aqui vão algumas recomendações e comentários, que poderão ajudar na tarefa.

Fonte: Professor Paulo Hernandes

Dicas:

1. Observe com atenção o tema proposto, que deve ser religiosamente seguido. De modo geral, nos concursos, a fuga ao tema é pecado capital, pago com a retirada da redação do certame sem sequer ser totalmente corrigida. Há redações ótimas reprovadas porque o autor escreveu sobre tudo, menos acerca do que foi pedido.
2. Mesmo que você respeite o tema, evite fazer circunlóquios e circunvoluções em torno dele. Isso, na área de correção de provas, tem nome: “encheção de lingüiça”, pecado também penalizado. Em outras palavras, seja objetivo sem jamais perder o tema de vista.
3. Se você não tem noção clara do que vai escrever, anote em rascunho, na forma de tópicos, as idéias a medida que forem surgindo, o chamado brain storm (tempestade cerebral). Esses itens poderão constituir os tópicos frasais da redação, que serão desenvolvidos, um a um, para constituir o texto. Veja, a propósito, a Dica n.º 99.
4. Depois, releia os tópicos e examine a conveniência de manter todos. É hora de ordená-los para concatenar as idéias. Dito de outro modo: trata-se de encadear os conteúdos de forma lógica. Se, ao final da redação, você escrever “Portanto, etc, etc, etc.”, o que vier a seguir tem de ter tudo a ver com o que foi dito antes. É o princípio da coerência.
5. Nas provas e concursos, costuma-se determinar o número total ou mínimo de linhas a serem escritas. É conveniente respeitar esses parâmetros. Não recorra ao estratagema infantil – ao mesmo tempo inútil – de aumentar o tamanho da letra para conseguir volume de texto. O prof. Paulo Hernandes é do ramo e sabe que esse expediente geralmente não funciona.
6. Se a redação for do tipo dissertativo e a prova permitir consulta ou você lembrar-se, reforce seus argumentos com as idéias de algum autor, inclusive mediante citação textual. Neste caso, o trecho citado deve estar entre aspas e o nome do autor, consignado. Se você puder mencionar a obra de onde a citação foi extraída, melhor ainda.
7. Para dar qualidade ao texto, procure relê-lo, oportunidade em que poderá eliminar os equívocos, as repetições vocabulares e demais defeitos. Evite os vícios e dê atenção especial às qualidades da boa linguagem. Veja a este respeito a Dica n.º 98.

Vamos praticar? Bom trabalho!

Agora, verifique se você assimilou o conteúdo apresentado clicando aqui.

E você? O que achou deste concurso, datas, matérias e organizadora? Comente abaixo e dê sua nota!

Dica de Português: Todas as proparoxítonas (sílaba tônica na antepenúltima sílaba) são acentuadas. Ex.: matemática, êxito, proparoxítona.

Pesquise Apostilas

Comentários

  1. Magno César Silva Pereira disse:

    Olá eu quero dicas sobre o Possivel Tema da redaçao da PRF 2009.
    obrigado.

Escreva seu comentário:


ATENÇÃO: Nós não somos organizadores de concursos ou editais, apenas divulgamos notícias.